Funcionários dos Correios encerram greve no RS

29/09/2015 09:16

O Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do Rio Grande do Sul (Sintect-RS) decidiu, em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira, encerrar a greve deflagrada no último dia 15 de setembro. O chamado “estado de greve”, no entanto, segue mantido. Os servidores acataram a proposta de conciliação apresentada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) no último dia 25 e retornarão ao trabalho já nesta terça-feira. 

A partir do entendimento, os servidores concordaram em receber R$ 400 em caráter de gratificação a partir de agosto de 2015 e até janeiro de 2017, 9,56% de reajuste nos demais benefícios (como o vale alimentação e creche, por exemplo) e universalização da entrega de correspondências pela parte da manhã até o final de 2016. Além disso, fica entendido que a empresa não pode adotar qualquer medida de alteração do plano de saúde vigente através do acordo coletivo da categoria que não seja de comum acordo com os trabalhadores. 

A audiência de conciliação no TST também determinou que os dias parados não sejam descontados. Já para efeitos de compensação, serão contabilizados apenas dias considerados úteis, que terão de ser recuperados em um prazo de até três meses.