GERAL - POSSIBILIDADE DE GEADA NO FIM DE SEMANA ASSUSTA AGRICULTORES

11/09/2015 09:26

A chegada de uma massa de ar polar vai derrubar as temperaturas, que ficarão próximas de 0°C no sábado (12). A geada, considerada fora de época, pode prejudicar as lavouras de milho e trigo.

A má notícia para os agricultores é que nada pode ser feito para amenizar os efeitos da geada. O engenheiro Marcos Aurélio Pilecco, daCoopatrigo, aconselha os produtores a rezar. ''Infelizmente temos que rezar e torcer para que a geada não seja tão forte'', disse.

Outro especialista entrevistado pela reportagem, o engenheiro Leandro Sartori, da Sementes Giovelli, disse que a geada no atual estadio de desenvolvimento é extremamente prejudicial para as lavouras de milho e trigo.Ele aponta que o clima nos últimos dias ajudou na melhoria das lavouras e as classifica como ''razoáveis''.

Os especialistas ainda informam que não há como precisar o potencial de danos que pode ser causado nas lavouras. O meteorologista Luiz Fernando Natchigal, da Metsul, já havia anunciado a geada no início desta semana.

O inverno deste ano foi atípico, marcado por temperaturas acima da média, influenciadas pelo El Nino. Segundo a previsão, deve ser a última geada antes da primavera, que inicia oficialmente no dia 23 de setembro.


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!