REGIAO - MORMO: RESULTADO DE EXAMES SUSPEITOS SERÁ CONHECIDO NESTA PRÓXIMA SEMANA

24/08/2015 09:21

Na noite de sexta-feira, no Parque de Exposições do Sindicato Rural de São Luiz Gonzaga, ocorreu mais uma de muitas palestras que a 17ª Supervisão Regional de Agricultura vem promovendo na sua área de abrangência. O assunto foi o mormo, doença fatal para equinos, com alto risco de contágio e que ainda é transmissível para humanos, com consequências muito graves.

A palestra foi solicitada pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Missões. Os produtores e veterinários locais estão preocupados com a doença, ainda mais depois que, na sexta-feira (15), a Regional recebeu o comunicado de que cinco exames deram positivo para mormo em animais de propriedade de Santo Antônio das Missões.

Reteste

Durante a palestra falaram ao público o chefe da Supervisão, Alonso Duarte e os técnicos Francis Soares e Daniel Holanda. Uma entre tantas informações divulgadas foi que o resultado do reteste do exame de mormo para o cinco animais de Santo Antônio, que era aguardado para a sexta, dia 21, no mais tardar segunda-feira (24), vai atrasar um pouco mais.

O reteste sempre é feito para comprovar definitivamente se o animal está com mormo, pois, no primeiro exame, realizado em laboratório de São Paulo (não existe laboratório cadastrado no RS), a bactéria pode ser mascarada por outros componentes. O reteste é feito em laboratório do Ministério da Agricultura - MAPA localizado em Recife ? PE, porém, como este laboratório está sobrecarregado, as amostras suspeitas foram encaminhadas para o estado do Pará, onde há outro laboratório cadastrado.

Segundo Alonso, o resultado do resteste deverá ser conhecido talvez nesta próxima quarta-feira (26) ou até a sexta (28). Enquanto isso, o momento deve ser de conscientização. É bom que todos esperem esse resultado para depois tomar decisões sobre os desfiles de 20 de setembro, que são eventos de aglomeração de cavalos e que por isso representam grande risco de contágio.   


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!