RS segue com predomínio de sol e calor nesta segunda-feira

10/08/2015 09:15

O sol predomina no Estado, mas nuvens aparecem nesta segunda-feira. No Oeste e pontos do Sul há chance de chuva localizada, sobretudo da tarde pra noite, não se afastando temporais isolados. Ar mais ameno ingressa no Oeste e na fronteira com o Uruguai com rajadas de vento de Oeste a Sul que trazem queda acentuada de temperatura até o fim do dia enquanto as demais regiões seguem quentes. 

O bloqueio atmosférico persiste nos próximos dias e o Estado terá mais uma semana de calor. Bloqueada a instabilidade, o Uruguai terá chuva excessiva na semana com enchentes. Chance de ar polar só nos últimos 10 dias do mês. 

As mínimas rondam os 12°C em São José dos Ausentes e 13ºC no Chuí. As máximas, por sua vez, devem alcançar 34°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 18°C e 33°C.

A onda de calor é histórica e recordes de 105 anos desabam. A mínima de Porto Alegre na sexta de 22,7ºC foi a mais alta em agosto na estação de referência climatológica da cidade desde que se iniciaram os registros em 1909. No sábado, a mínima de 22,6ºC foi a segunda maior para o mês e a máxima de 35,2ºC a mais alta em agosto desde o início das medições em 1909, batendo os 34,9ºC de 1961. 

Pela rede do Sistema Metroclima da Prefeitura, que tem curto histórico, a máxima no sábado foi de 36,6ºC. Em Campo Bom, com medições desde 1984, a máxima no sábado de 35,8ºC igualou o recorde de mais alta em agosto de 1997 e 2002. O calor, apesar de menos intenso que no fim de semana, segue. Já é possível se especular que este agosto pode rivalizar com 2012 como o mais quente na Capital até hoje. 


Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!