RS terá predomínio de sol e tarde agradável nesta quarta-feira

30/09/2015 09:02

O sol predomina no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, apesar da presença de nuvens em diferentes pontos do Estado. Há possibilidade de maior de nebulosidade em áreas próximas da divisa com Santa Catarina, no Norte gaúcho, onde não se afasta até chuva isolada no decorrer do dia. 

No geral, o tempo seco marca o dia e a temperatura estará agradável. Ar mais frio ingressa no Sul e traz marcas menores ao amanhecer na região e também na Campanha. Já a tarde deverá ser aproveitável.

As mínimas rondam os 7°C em Santana do Livramento e os 9°C em Bagé. As máximas, por sua vez, podem chegar a 27°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 23°C. 

A anomalia de temperatura da superfície do mar (TSM) no Pacífico Central Equatorial, que se denomina região Niño 3.4, foi positiva em +2,3ºC nas últimas três semanas com padrão de estabilização. Esta é a área do oceano usada para se classificar a intensidade do fenômeno El Niño. Grande parte dos modelos climáticos, dinâmicos e estatísticos, indica que neste último trimestre de 2015 ocorreria o pico de intensidade do fenômeno com anomalia ao redor de +2,5ºC. 

Isso significa que o El Niño está perto de atingir seu pico de força no evento atual. Os mesmos modelos apontam que no primeiro trimestre de 2016, no decorrer do verão, o El Niño começará o seu decaimento mais acentuado. Já o Pacífico Equatorial Leste, a região Niño 1+2, que tem forte impacto no regime de chuva gaúcho e que apresenta oscilações mais bruscas nas suas anomalias, novamente aqueceu com mais força neste mês de setembro, o que coincidiu com o retorno da chuva mais volumosa e das enchentes. Em julho, esta parte do Pacífico alcançou +3,3ºC.