RS terá predomínio de sol e tarde agradável nesta segunda-feira

28/09/2015 09:06

A segunda-feira será o primeiro dia em quase duas semanas com o predomínio do sol no Rio Grande do Sul, apesar da presença de nuvens em várias regiões. O amanhecer pode ter nevoeiro ou neblina em alguns pontos e será mais frio. 

Na primeira metade do dia haverá maior nebulosidade no Nordeste do Estado, como na Serra, não se descartando precipitação fraca. Com a presença do sol, a temperatura se eleva e a tarde desta segunda-feira promete marcas agradáveis, voltando a esfriar em horas do entardecer e do começo da noite. 

As mínimas rondam os 8°C em Santana do Livramento e os 9°C em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem alcançar 26°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 13°C e 24°C.

A semana que passou foi marcada por muita chuva em diversas regiões, enchentes e o granizo que deixou danos em muitas cidades. Ninguém mais agüentava tanta umidade. A semana que começa, porém, não terá instabilidade incessante. O canal primário de ar úmido da América do Sul nesta primeira metade da semana mais sobre o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil, o que deve garantir a presença do sol aqui no Rio Grande do Sul. 

A temperatura estará agradável com um pouco de frio durante as madrugadas e tardes com marcas mais elevadas, porém sem calorão. Na segunda metade da semana, ao contrário, a umidade tropical retorna. Por isso, no final da quarta-feira já não se pode afastar instabilidade na Metade Norte e na sexta-feira se antecipa o retorno da chuva para a maioria das regiões. 

Como a instabilidade da segunda metade da semana estará associada a ar quente e úmido, logo mais instável, há a possibilidade de temporais isolados com vento forte e granizo no Estado na quinta e na sexta-feira.