5 DE JUNHO- DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E DIA DA ECOLOGIA

05/06/2015 08:48

A necessidade de preservar o meio ambiente com atitudes verdes e um estilo de vida ecológico está cada vez mais presente, é uma preocupação cada vez mais real. E a verdade é que ajudar o planeta não é algo difícil, basta tornar em hábitos diários pequenos gestos que podem fazer uma grande diferença

 

ABAIXO, 10 FORMAS SIMPLES QUE PODEM AJUDAR O PLANETA:

 

1- Plante uma árvore e devolva à natureza tudo aquilo que ela nos dá diariamente. Os benefícios são muitos: purifica o ar, valoriza a terra e pode servir de sombra, arrefecendo assim as casas e evitando o uso exagerado do ar condicionado.

 

2- Viver de forma ecológica é investir em artigos de segunda mão sempre que possível, dando-lhes assim uma nova vida, sem desperdiçar os recursos preciosos necessários para produzir um objeto novo.

 

3-Se não vai voltar a uma divisão dentro dos próximos 15 minutos, apague a luz. Porque além de poupar em eletricidade, evita o sobreaquecimento do espaço.

 

4- Não encha as lixeiras com pilhas, recicle-as! Mas melhor ainda é optar por pilhas recarregáveis.

 

5- Recicle todos os jornais que compra ou recebe na caixa do correio – pode ainda reutilizá-los de várias formas antes da reciclagem.

 

6- Desligar os computadores no final de cada dia – quer seja o computador de casa ou do trabalho, traduz-se numa poupança energética significativa.

 

7- Prefira os fósforos aos isqueiros, uma vez que estes últimos são confecionados a partir de plástico e recheados com gás butano. A escolha de fósforos também pode ser mais ecológica – opte por aqueles feitos de cartão, em detrimento daqueles produzidos em madeira.

 

8- Poupe água (cerca de 50%) e energia ao trocar os banhos por duchas.

 

9- Feche a torneira da água quando estiver a escovar os dentes e conserve até 19 litros de água por dia.

 

10- Sempre que possível, lave a roupa em água fria (e com a carga máxima) e contribua para a preservação da energia do planeta.