Inter perde de virada para Santos na Vila Belmiro

28/09/2015 09:12

Desfalcado e carente de criatividade, o Inter foi batido de virada na manhã deste domingo pelo Santos, na Vila Belmiro, pelo Brasileirão. O Colorado saiu na frente com gol de Valdívia, de pênalti, mas Marquinhos Gabriel, Gabriel, de pênalti, e Leandro encaminharam a vitória santista por 3 a 1. 

Com este resultado, o Inter caiu para oitavo lugar. O próximo jogo do Colorado é na quarta-feira, às 22h, contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil. Pelo Campeonato Brasileiro, o time gaúcho enfrenta o Sport, no sábado, às 18h30min, no Beira-Rio.

Inter sai em vantagem, mas cede empate 

Inter e Santos entraram em campo na Vila Belmiro com muitas coisas em comum. A principal delas era o número de pontos 41. O jogo, portanto, indicava um confronto de seis pontos. Tudo para se aproximar do G4. Jogando em casa, o Santos tomou a iniciativa, enquanto o Inter com uma formação mais defensiva passou os primeiros minutos da partida aguardando o melhor momento para atacar.

A primeira jogada ofensiva nasceu dos pés de Lucas Lima, o principal criador de jogadas do Santos. Aos seis minutos, ele fintou a marcação colorada na meia-esquerda e bateu forte. Alisson estava atento e fez uma boa defesa. Três minutos depois o Inter respondeu na bola parada. Escanteio foi cobrado por Anderson da esquerda e Nilton surgiu entre os zagueiros para cabecear. O lance deu um susto no goleiro Wanderlei. 

O Santos seguia pressionando. Tinha mais volume de jogo, mas não conseguia traduzir isso em conclusões a gol. Lucas Lima, talvez o jogador mais ativo do primeiro tempo, era vigiado de perto por William, hoje deslocado para o meio-campo. Mesmo assim, o meia-atacante encontrava espaços para criar e levar perigo ao gol do Inter. 

Aos 24 minutos, num lance despretensioso, o Inter pulou na frente no marcador. Um lançamento foi feito para dentro da área na direção de Juan. O zagueiro, marcado por Gustavo Henrique, foi agarrado e o árbitro Héber Roberto Lopes marcou o pênalti. Aos 26, Valdívia partiu para a cobrança e abriu o placar na Vila Belmiro. Sem fazer muito esforço, o Colorado ficou em vantagem no jogo. 

Mas o Santos não se abalou com o gol sofrido. As iniciativas ofensivas aumentaram e aos 36 um contra-ataque funcionou e pegou a defesa gaúcha desguarnecida. Nilson lançou Marquinhos Gabriel na esquerda. O meia-atacante entrou em velocidade na defesa colorada e, com a bola ainda no ar, chutou forte para empatar o jogo. 

Inter fragilizado perde de virada 

Na volta para o segundo tempo, Inter e Santos estavam dispostos a buscar a vitória, principalmente depois de uma primeira etapa de pouca criação. O Colorado voltou do vestiário modificado, contra a entrada de Silva na vaga de Léo. 

Melhor distribuído nos primeiros minutos, o Inter parecia que poderia chegar ao segundo gol. Conseguia trocar passes no campo de ataque, mas sem precisão nas conclusões. O Santos adotou uma postura diferente, esperando mais o adversário.

Apesar da inversão de atitudes, o Santos, a exemplo do Inter no primeiro, conseguiu um pênalti num lance despretensioso. Um lançamento foi feito para Lucas Lima. O meia-atacante foi derrubado por Silva e Héber Lopes marcou o pênalti. Gabriel partiu para a cobrança e decretou a virada santista. 

Em vantagem no placar, o Santos decidiu simplesmente esperar o Inter. O Colorado, por sua vez, tentava forçar o erro da equipe da casa e a partir disso atacar. Aos 29 minutos, Valdívia aproveitou um vacilo da zaga santista e invadiu a área. Ele bateu colocado na bola e Vanderlei fez uma grande defesa, evitando aquele que seria o gol de empate. 

Uma crise de criatividade se estabeleceu no Inter a partir dos 30 minutos. Erros de passe em série e a pouca participação de Anderson contribuíram para que o time de Argel deixasse de criar chances que pudessem levar a uma nova igualdade. Aos 40, o Santos voltou a jogar e terminou com qualquer chance de reação gaúcha. Após um cruzamento da esquerda, Juan afastou mal e Leandro, ex-Grêmio, chutou forte para fazer 3 a 1 e fechar o placar.