RS segue com risco de temporais e granizo nesta terça-feira

22/09/2015 09:57

Frente semi estacionária avança mais em direção à fronteira com o Uruguai nesta terça-feira, intensificando a instabilidade, sobretudo em cidades do Sul e Oeste do Estado. Permanece alerta para o risco de temporais com chuva, vento, raios e queda de granizo. O volume de precipitação poderá ser alto em áreas localizadas com risco de transtornos. 

Na faixa central o sol aparece, alternando com pancadas de chuva isoladas. Já na Metade Norte o ingresso de ar quente e seco propicia aberturas de sol e intenso aquecimento. 

As mínimas rondam os 14°C em São José dos Ausentes e Pelotas. As máximas, por sua vez, podem chegar a 37°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 27°C.

A invasão de ar muito quente na Metade Norte e o recuo da instabilidade para a Metade Sul se confirmaram ontem. Cidades da Metade Sul tiveram chuva forte e granizo. Pelotas registrou granizo pela manhã e em Rio Grande o fenômeno foi registrado no meio da tarde. À noite, a Região Metropolitana também teve precipitação congelada. 

Já no Norte e no Noroeste a segunda-feira teve predomínio de sol com intenso aquecimento e marcas acima de 30°C. A máxima chegou a 34,8°C em Santa Rosa com sensação térmica de 42°C na cidade devido à umidade do ar elevada. 

O ar quente cobre de vez a Metade Norte, levando abafamento também para cidades que tiveram chuva como Santa Maria e Pelotas. Quarta e quinta devem ser muito quentes com máximas ao redor ou acima de 35°C na Grande Porto Alegre. Não se afasta que as máximas se aproximem de 40°C na região de Santa Rosa.